Powered By Blogger




quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Campanha da gentileza (Redação do Momento Espírita)

        O executivo estava na capital e entrou em um táxi com um amigo.

        Quando chegaram ao destino, o amigo disse ao taxista:

        Agradeço pela corrida. O senhor dirige muito bem.

        E, ante o espanto do motorista, continuou:

        Fiquei impressionado em observar como o senhor manteve a calma no meio do trânsito difícil.

        O profissional olhou, um tanto incrédulo, e foi embora.

        O executivo perguntou ao amigo por que ele dissera aquilo.

        Muito simples – explicou ele. Estou tentando trazer o amor de volta a esta cidade e iniciei com uma campanha da gentileza.

        Você sozinho? – Disse o outro.

        Eu, sozinho, não. Conto que muitos se sintam motivados a participar da minha campanha.

        Tenho certeza de que o taxista ganhou o dia com o que eu disse.

        Imagine agora que ele faça vinte corridas hoje. Vai ser gentil com todas as 20 pessoas que conduzir, porque alguém foi gentil com ele.

        Por sua vez, cada uma daquelas pessoas será gentil com seus empregados, com os garçons, com os vendedores, com sua família.

        Sem muito esforço, posso calcular que a gentileza pode se espalhar pelo menos em mil pessoas, num dia.

        O executivo não conseguia entender muito bem a questão do contágio que o amigo lhe explicava.

        Mas, você vai depender de um taxista!

        Não só de um taxista, respondeu o otimista. Como não tenho certeza de que o método seja infalível, tenho de fazer a mesma coisa com todas as pessoas que eu contatar hoje.

        Se eu conseguir que, ao menos, três delas fiquem felizes com o que eu lhes disser, indiretamente vou conseguir influenciar as atitudes de um sem número de outras.

        O executivo não estava acreditando naquele método. Afinal, podia ser que não funcionasse, que não desse certo, que a pessoa não se sensibilizasse com as palavras gentis.

        Não tem importância, foi a resposta pronta do entusiasta. Para mim, não custou nada ser gentil.

                                                        * * *

        Você já pensou como seria bom se agradecêssemos ao carteiro por nos trazer a correspondência em nossa residência?

        Ao médico que nos atenda, ao balconista, ao caixa do supermercado...

        E a um professor, então? Quantos se mostram desestimulados porque ninguém lhes reconhece o trabalho!

        Se receber um elogio, se alguém lhe disser como é bom o trabalho que está realizando com seu filho, como ele influenciará todos os alunos das várias classes em que leciona!

        E cada aluno levará a mensagem para suas casas, seus amigos, seus vizinhos.

        Pode não ser fácil, mas se pudermos recrutar alguém para a nossa campanha da gentileza...

        Diz um provérbio de autoria desconhecida que as pessoas que dizem que não podem fazer, não deviam interromper aquelas que estão fazendo alguma coisa.

        Pensemos nisso e procuremos nos engajar na campanha da gentileza.

        Pode não dar certo com uma pessoa muito mal-humorada. Mas também pode ser que ela se surpreenda por ser cumprimentada, e responda.

        Melhor do que isso: pode ser que ela decida cumprimentar alguém. E, em fazendo isso, se sinta bem. E passe a cumprimentar as pessoas todos os dias.

        Assim estaremos espalhando o germe da gentileza, que torna as pessoas mais próximas umas das outras.

        Uma campanha que espalha confiança, tranqüilidade...

        Pensemos nisso e façamos nossa adesão à campanha da gentileza, transformando a nossa cidade num oásis de paz.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. O amor e o taxista, de autoria de Art Buchwald, do livro Histórias para aquecer o coração, de Jack Canfield e Mark Victor Hansen, ed. Sextante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário